Chuvas de verão voltam a causar transtornos em Mauá

Por Portal Opinião Pública 16/01/2020 - 09:18 hs
Foto: Reprodução
Chuvas de verão voltam a causar transtornos em Mauá
Jardim Zaíra foi um dos bairros que mais sofreu com as chuvas da última semana

 

As fortes chuvas de verão que caíram na última quarta-feira (8) e no sábado (11), voltaram a causar transtornos em Mauá. A principal ocorrência na cidade aconteceu no Jardim Ipê, com o desabamento de uma casa na Rua Pau Brasil. O caso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, que enviou três viaturas para o local. Entretanto, não houve vítimas.

Cerca de 26 pontos de alagamentos foram registrados na cidade, bem como a queda de uma árvore, na Vila Bocaina. Um dos locais que mais sofreu com a forte chuva foi o Jardim Zaíra, bairro mais populoso do município.

O grande volume de água fez com que um córrego transbordasse, alagando assim a principal via de acesso ao bairro para motoristas e usuários dos ônibus municipais e intermunicipais. Alguns munícipes chegaram a ficar ilhados na região, à espera do nível de água baixar.

Outro bairro que registrou pontos de alagamento foi o Jardim Itapeva, principalmente na região próxima ao Terminal Rodoviário. Diversos munícipes postaram, em suas redes sociais, inundações em outras localidades, como no Jardim Ipê e na Avenida Capitão João. O serviço de transporte coletivo também acabou sendo afetado.

Porém, Mauá não foi a única cidade que teve problemas com os dilúvios do dia 8. Cidades vizinhas, como Santo André e São Bernardo do Campo, também registraram pontos de alagamento. Já os usuários dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também foram prejudicados no fim da tarde – um dos períodos de maior movimento – por conta de um alagamento da Linha 10-Turquesa entre a estação Utinga e São Caetano. O ocorrido fez com que a circulação dos trens fosse paralisada até a situação ser normalizada.

Já no sábado, a situação voltou a se repetir, com novos pontos de alagamento sendo registrados na cidade. Em seu perfil oficial no Facebook, a Prefeitura de Mauá emitiu um comunicado informando que a quantidade de chuva que caiu sobre a cidade havia sido acima do esperado. De acordo com a administração municipal, o índice pluviométrico esperado para toda a semana era de 55 mm. Entretanto, entre quinta e sábado, o índice já estava acumulado em 84 mm.

Ainda no informativo, o Paço garantiu que estava trabalhando para minimizar os danos e os impactos e que uma das iniciativas era uma ação preventiva e conjunta entre a Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social para a remoção de famílias em áreas de risco. O Executivo também revelou que segue fazendo os acompanhamentos de córregos, canais e vias urbanas e que logo após as chuvas, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos trabalharam para limpar as ruas, realizar desassoreamento de rios, desentupimento de bueiros e outras ações.

Por fim, o comunicado lembrou que, nas últimas décadas, a cidade teve um crescimento desordenado, fato que, somado a uma geografia acidentada, dificulta os trabalhos.